Rinoplastia secundária

O Cirurgião Plástico Dr. Fernando Mattioli tem uma grande experiência em Rinoplastia que já foi operada por outros Cirurgiões em que o paciente não gostou do resultado da Rinoplastia. A imensa maioria destes casos podem ser reparados. Está “reoperação” do nariz se chama Rinoplastia secundária (pela segunda vez), Rinoplastia terciária (terceira vez) e assim por diante. São casos desafiadores. Que somente Cirurgiões Plásticos muito experientes como o Dr. Fernando Mattioli realizam. Cada caso deve ser avaliado com detalhes através de uma consulta médica e as estratégias da nova Rinoplastia planejada. As alterações consequentes a uma Rinoplastia mal sucedida ou por qualquer outro fator como traumas, acidentes e retirada de tumores são inúmeras. E corrigidas através da Rinoplastia Estruturada por vídeo, sem tampão com uso de inúmeros recursos, tais como enxertos de cartilagem das orelhas, fascia temporal, cartilagem costal ou até mesmo prótese para o dorso nasal em alguns casos.

O nariz é responsável, em grande parte, na composição da harmonia da face. Algumas alterações no seu formato são capazes de gerar desequilíbrio no rosto.

Com a Rinoplastia, conhecida como cirurgia do nariz, pode-se reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, diminuir o tamanho das narinas ou afiná-lo. Aumentar asas nasais que foram retiradas em excesso, melhorar calo ósseo nasal, nariz torto, ponta do nariz caída, deformidade de ponta e dorso nasal, dentre outras alterações. Além de corrigir problemas estéticos, a Rinoplastia pode também corrigir sequelas de traumatismos e alterações que causam dificuldades na respiração, como o desvio de septo e a carne esponjosa.

O Dr Fernando Mattioli tem uma grande experiência em Rinoplastia. E emprega a técnica chamada Rinoplastia Estruturada por vídeo sem uso de tampão nasal. Pode se realizar na rinoplastia estruturada a combinação com rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada. Esta decisão depende do desejo da paciente e de uma análise durante a consulta médica com o Dr. Fernando Mattioli. Algumas pessoas já se apresentam com o nariz mal estruturado, com sua ponta caída e com suas cartilagens tênues e fracas. Com a Rinoplastia Estruturada por vídeo, o Dr. Fernando Mattioli promove a reestruturação destes ligamentos e cartilagens que estão fracas, dentro do nariz. Com esse procedimento previne-se uma queda tardia do nariz depois de anos, diminui a chance de retrações dos tecidos dentro do nariz levando a uma melhor harmonia estética e principalmente funcional respiratória no paciente submetido à Rinoplastia. O uso da fibra óptica e vídeo na Rinoplastia permitem que o Dr. Fernando Mattioli faça a correção dos desvios de septo nasal, cauterização de vasinhos e carne esponjosa. Com este controle interno mais preciso, não se utiliza o tampão nasal (gazes dentro do nariz). Não utilizando o tampão nasal o conforto pós-operatório é muito agradável, pois nada é colocado dentro do nariz. O Dr. Fernando Mattioli é requisitado por outros Cirurgiões Plásticos para que ele opere seus pacientes especificamente em Rinoplastia. É considerado um expert em Rinoplastia dentre inúmeros Cirurgiões Plásticos brasileiros, por sua formação complementar neste tipo de cirurgia plástica, no decorrer destes 20 anos de experiência em Rinoplastia Estruturada sem tampão nasal por vídeo. Frequenta inúmeras Sociedades médicas brasileiras e internacionais ligadas a rinoplastia. Dr. Fernando Mattioli possui título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, também pela ABORLCCF e SBCCP. Estes três títulos de Especialista, além da Cirurgia Plástica da Face e Corpo são complementares em Rinoplastia como os dois últimos títulos citados. Não se conhece no Brasil nenhum Cirurgião com estas três titulações conjuntas ligadas a Cirurgia do nariz, ou seja, estética (plástica), reparadora e funcional (respiratória) nasal. Por isso o Dr. Fernando Mattioli se tornou um dos principais Cirurgiões Plásticos brasileiros em Rinoplastia estruturada por vídeo sem tampão. Operando seus pacientes e os pacientes de outros médicos que requisitam o Dr. Fernando Mattioli para fazer a Rinoplastia estruturada. Além desta formação sólida no Brasil, o Dr. Fernando Mattioli fez acompanhamento em vários Serviços ligados a Rinoplastia nos EUA e Europa. E completou sua formação depois da Residência em Cirurgia Plástica no Hospital São Luiz, em seu fellow no Núcleo de Plástica Avançada do Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo.

Durante a consulta médica é importante que você converse com o Dr. Fernando Mattioli quais são suas expectativas.

Associado a rinoplastia, pode ser feito o tratamento cirúrgico do desvio de septo, visando à melhora funcional da respiração do paciente, e o Dr. Fernando Mattioli realiza a correção do desvio, carne esponjosa no mesmo momento da Rinoplastia estética estruturada. Também chamado de rinosseptoplastia ou rinoseptoplastia. E existe a opção de remodelamento nasal (remodelar o nariz) com preenchimento utilizando ácido hialurônico (bioplastia nasal com ácido hialurônico).

O que buscamos é a melhora da estética nasal associada a uma adequada reestruturação funcional!

Tipo de anestesias: Anestesia geral em Rinoplastia é a escolha do Dr. Fernando Mattioli. A opinião dele é que a anestesia geral como é colocado um tubo na via aérea, esta via fica protegida de eventuais secreções. Em outros tipos de anestesia a via aérea fica desprotegida. Portanto prezamos sempre pela segurança, e neste caso, não há dúvidas que a anestesia geral em Rinoplastia é a mais adequada. Diferente das demais cirurgias que temos alternativas de anestesia local com sedação ou peridural com sedação.

Tempo de duração: 2 a 3 horas.

Período de internação: 24 horas.

Evolução pós-operatória: Por ser a Rinoplastia estruturada e como o Dr. Fernando Mattioli é muito experiente e durante estes 20 anos rodou o mundo observando inúmeros Serviços de Cirurgia Plástica em Rinoplastia, emprega uma técnica meticulosa, assistida por vídeo e sem tampão nasal a manipulação dos tecidos é muito delicada e quanto menor a manipulação menor o edema (inchaço), roxo e incômodo. A intensidade do edema e roxo é variável dependendo do tipo de Rinoplastia e do paciente. A recuperação normalmente é muito rápida e não dolorosa. O paciente deverá realizar compressas com gaze e soro gelado por 7 dias e dormir com dois travesseiros por 15 dias. Os pontos são retirados de 5 a 7 dias após a cirurgia e em alguns casos não há pontos externos, quando se realiza a rinoplastia fechada. Normalmente após 2 a 3 dias o paciente poderá retornar ao trabalho, porém ainda manterá inchaço nas pálpebras e roxo provenientes do nariz que migram para esta região, podendo facilmente ser escondido por óculos escuros. Este edema é variável entre as pessoas, porém o roxo e edema são pouco percebidos após 15 dias. O paciente permanecerá com um curativo de 7 a 10 dias. Como NÃO utilizamos tampão nasal (gazes internas), a respiração vai melhorando a cada dia, não trazendo desconforto para o paciente.

Cicatrizes: Praticamente não existe cicatriz aparente na cirurgia estética de nariz, ou seja, mesmo na rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada. Deve-se isso ao fato das incisões serem feitas “dentro do nariz”, ou nos sulcos naturais próximos a base nasal. Em casos especiais, quando é necessário trabalhar com as asas nasais, fazem-se pequenas incisões no sulco da asa nasal, o que, devido à sua localização, torna-se quase imperceptível dentro de poucas semanas, pois já são áreas de dobras. Há ainda a possibilidade de uma incisão na parte inferior do nariz (columela), cuja cicatriz também se tornará bem discreta, pois esta posicionada na região inferior do nariz com uma pele muito fina e a maioria das columelas tem no máximo 0,5 cm e este é o tamanho máximo de uma cicatriz na chamada rinoplastia aberta. A diferença entre a rinoplastia aberta e fechada é justamente a presença ou não desta cicatriz diminuta na parte inferior nasal que se torna quase invisível ao longo dos meses.

Curativos: Após o término da cirurgia, o nariz é imobilizado com “plaquinha termomoldável” EM CIMA DO NARIZ que deve permanecer de 7 a 10 dias, retirado no Instituto Mattioli de Cirurgia Plástica mais próximo a você.

NÃO UTILIZAMOS TAMPÃO NASAL.

Não utilizamos nenhum material como gazes, luvas, tampões dentro do nariz, portanto o conforto pós-operatório é muito bom com esta técnica empregada pelo Dr. Fernando Mattioli chamada Rinoplastia Estruturada por vídeo sem tampão.

Escolha do novo nariz: A liberdade de escolha do novo nariz, pela paciente, tem um limite, que é determinado pelo equilíbrio estético que deverá haver entre o nariz e a face, o que será fruto de um detalhado estudo entre a paciente e o experiente Cirurgião Plástico Dr. Fernando Mattioli. Pois mesmo o cirurgião fazendo uso da técnica correta, ainda existe, paralelamente, o fator pessoal de cada paciente, e que vai interferir no resultado final. (Ex.: tipo de pele, idade, cirurgia anterior, cuidado no pós-operatório, espessura da pele, etc).

Posição para dormir: Nos primeiros dias, sempre com a cabeça em posição discretamente elevada, mantendo sempre a face voltada para cima com dois travesseiros. Pode dormir de lado com o nariz pendente (nunca encostado no travesseiro).

A respiração após a cirurgia: O Dr. Fernando Mattioli realiza ao mesmo tempo a correção estética e respiratória nasal, ou seja, Rinoplastia estética junto com a correção do desvio do septo e a retirada da carne esponjosa quando necessário. Nos primeiros dias, o mesmo edema (inchaço) externo também ocorre dentro do nariz levando a uma congestão nasal, muitas vezes melhor do que antes de operado. Porém esta obstrução nasal é aliviada com a lavagem frequente do nariz com soro fisiológico e vai cedendo gradativamente ao longo dos dias.

Dúvidas frequentes

Após a cirurgia vou sentir dor?
Normalmente não há dor, somente um incômodo leve, pois o Dr. Fernando Mattioli receita os analgésicos em horários fixos, mesmo antes de chegar a dor. Nos primeiros dias. E com isso quando a dor aparece, como você já está sob o efeito dos analgésicos prescritos a dor se manifesta com um pequeno incomodo ou mesmo um leve desconforto.
Tenho medo de ter dor ao retirar os pontos. Doem mesmo?

Na rinoplastia fechada não há necessidade de retirar pontos, pois são internos e o organismo absorve. Na rinoplastia aberta pode haver um pequeno incômodo na retirada, porém damos 3 pontos em uma cicatriz diminuta na columela (região inferior nasal).

Meu nariz com o tempo pode cair e eu perder o resultado da cirurgia?

Isso não ocorre na Rinoplastia Estruturada, e o objetivo da rinoplastia estruturada por vídeo é justamente esse. Estruturar o nariz significa reforçar as estruturas internas, tais como as cartilagens e ligamentos. E justamente por causa desta estruturação nasal não há essa possibilidade.

Vou sair da cirurgia com tampão?

O Dr. Fernando Mattioli não utiliza tampão em Rinoplastia Estruturada por vídeo, tanto na Rinoplastia aberta quanto na Rinoplastia fechada você sairá sem nenhum material dentro do nariz.

Quando posso voltar para a academia?

Geralmente após 30 dias, adotando a técnica de exercícios progressivos.

Quando posso voltar ao trabalho?

Entre 3 a 5 dias, desde que não faça esforço físico.

Tenho dificuldade para respirar devido a um desvio de septo. Este pode ser corrigido no mesmo momento?

Sim. Durante a rinoplastia, nós expomos totalmente o septo e caso seja identificado o desvio, este pode ser tratado no mesmo momento, levando a uma grande melhora funcional na respiração. O Dr. Fernando Mattioli tem uma grande experiência em Rinoplastia Estruturada por vídeo sem tampão e ele realiza tanto a parte estética quanto a funcional (respiratória) no mesmo ato cirúrgico. Nariz deve ser encarado com uma única cirurgia, o Cirurgião deve dominar todo o órgão para se propor a fazer a Cirurgia. A filosofia do Dr. Fernando Mattioli é que o nariz deve ser abordado por um Cirurgião que domine por completo tanto a parte estética quanto a parte respiratória nasal. Caso o cirurgião não esteja apto a um destes passos cirúrgicos, este cirurgião não deveria atuar nesta complexa Cirurgia plástica chamada Rinoplastia. A parte estética nasal (rinoplastia) nunca deve ser dissociada da parte funcional (respiratória) por nenhum Cirurgião que se propõe a operar um nariz. Portanto, a dica é sempre escolher um Cirurgião Plástico que realiza a Rinoplastia como uma única cirurgia, atuando este na necessidade única de um órgão, a Rinoplastia estruturada por vídeo sem tampão esteticamente e funcionalmente indissociáveis.

Tenho medo de fazer a rinoplastia e ficar com o nariz artificial, como evitar isso?

A Rinoplastia é a cirurgia plástica mais complexa de todas. Portanto, a primeira dica é a escolha do Cirurgião Plástico. Veja as nossas dicas no menu, como escolher seu Cirurgião Plástico. Antigamente e infelizmente atualmente ainda vemos Cirurgiões empregando técnicas de rinoplastia que objetivavam apenas a redução nasal, sem se preocuparem em estruturar o nariz. Mais promoviam grandes retiradas de cartilagens do que seu remodelamento e estruturação. Com esta filosofia ocorria retrações nasais que a médio e longo prazo deixava o nariz artificial. Dr Fernando Mattioli tem 20 anos de experiência e é uma dos Cirurgiões Plásticos de referência no Brasil em Rinoplastia, pelas sua tripla titulação (SBCP, ABORLCCF, SBCCP) e emprega a técnica de Rinoplastia Estruturada por vídeo sem tampão tanto na Rinoplastia aberta quanto na Rinoplastia fechada. Através desta estruturação nasal a prioridade não é de ressecção e sim do remodelamento e da reestruturação dos ligamentos e cartilagens adequando a ponta nasal, reduzindo a ponta globosa, elevando discretamente a ponta, reduzindo a giba nasal com raspagem ou com cartilagem com a filosofia de menor trauma e maior naturalidade buscando sempre a harmonia facial.

Fornecemos a nossas pacientes telefones celulares 24 horas por dia no pós operatório e disponibilizamos uma visita a residência da paciente no pós operatório imediato para o conforto de nossas pacientes. Disponibilizamos incluído nos honorários da Cirurgia Plástica, para todas as nossas pacientes, o uso durante a cirurgia plástica de um compressor vascular intermitente importado dos EUA para a prevenção de trombose, curativos gratuitos em nossas unidades e retorno gratuito no pós operatório por período de 6 meses. Tudo em prol de um assistência integral a nossas pacientes. Agende uma consulta médica com Dr. Fernando Mattioli e conheça nosso diferencial.

 

Quer agendar uma consulta com o Dr. Fernando Mattioli?
Clique aqui e agende sua consulta médica.

Quer tirar dúvidas?
Clique aqui e tire suas dúvidas.

 

E-book

Cadastre-se aqui para receber nossos Ebook com mais detalhe sobre sua cirurgia plástica

Unidades do Instituto Mattioli de Cirurgia Plástica