Otoplastia (orelhas)

Otoplastia (orelhas)

A posição das orelhas gera incômodo em muitas pessoas, inclusive podendo levar a traumas psicológicos para toda vida. Felizmente hoje a Cirurgia Plástica permite a correção do posicionamento das orelhas, popularmente conhecido como orelhas de abano.

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica apartir de 5 anos na criança. Cirurgia da orelha pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

A otoplastia é a cirurgia que reposiciona as orelhas mais próximas à cabeça, sempre deixando um espaço natural entre a orelha e a cabeça, remove os excessos de cartilagem e esculpe as curvas, resultando em um aspecto mais natural em relação ao rosto. A cirurgia de reposicionamento ou redução dos lóbulos são realizados quando for o caso no mesmo tempo cirúrgico da otoplastia.

A idade ideal para a correção desse tipo de anomalia é aquela denominada “pré-escolar”, ou seja, aos 5 anos e, tal indicação, se deve à várias razões: primeiro, porque a orelha já está totalmente formada, atingindo quase o tamanho daquela de um adulto; segundo, porque evita que, na escola, a criança venha a sofrer problemas de ordem psicológica, em função de comentários ou bulling pelos colegas.

Tipo de anestesias: Em crianças, anestesia geral. Em adultos, local com sedação. É importante salientar que em nenhum caso o paciente fica acordado ou sente qualquer desconforto durante a cirurgia.

O Dr. Fernando Mattioli irá encaminhar você após a consulta para um avaliação direta com a Equipe de Anestesistas que irá anestesiar você. Além de tirar todas as suas dúvidas pessoalmente com o Anestesista, esta atitude aumenta a segurança da Anestesia. Pois o Anestesista irá conhecer você e te examinar dias antes da Cirurgia Plástica com o Dr. Fernando Mattioli.

Tempo de duração: 2 horas.

Período de internação: Se a cirurgia for feito sob anestesia local a alta é no mesmo dia. Se for sob anestesia geral, 24 horas.

Evolução pós-operatória: A cirurgia normalmente não é dolorosa, tendo apenas nos primeiros dias um leve desconforto. As atividades diárias podem aos poucos serem retomadas.

Você poderá voltar ao trabalho após a sua Cirurgia Plástica dentro de 3 dias, porém sem fazer esforços físicos e orientações com relação a exercícios físicos serão passados a você de acordo com o período pós operatório. Lembrar sempre que um lado do corpo nunca é igual ao outro, assim, uma pequena assimetria é possível de ser observada mesmo após a cirurgia, o que também ocorre com as pessoas que têm orelhas normais, já que não existe simetria absoluta na natureza.

Pontos: Não há necessidade da retirada de pontos, pois o Cirurgião Plástico Dr. Fernando Mattioli utiza fios de sutura que o próprio organismo absorve e cola biológica.

Cicatrizes: A cicatriz desse tipo de cirurgia é imperceptível, em razão de localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Sendo uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar quase inaparente.

Curativos: A proteção da cicatriz é feita com pequenos curativos e a orelha é protegida, no primeiro dia com uma faixa que é retirada no dia seguinte. Uma espécie de touca ou faixa não apertada é utilizada somente para dormir por 30 dias. Não há necessidade de uso de faixa tipo de tenista durante o dia.

Fornecemos a nossas pacientes telefones celulares 24 horas por dia no pós operatório e disponibilizamos uma visita a residência da paciente no pós operatório imediato para o conforto de nossas pacientes. Disponibilizamos incluído nos honorários da Cirurgia Plástica, para todas as nossas pacientes, o uso durante a cirurgia plástica de um compressor vascular intermitente importado dos EUA para a prevenção de trombose, curativos gratuitos em nossas unidades e retorno gratuito no pós operatório por período de 6 meses. Tudo em prol de um assistência integral a nossas pacientes. Agende uma consulta médica com Dr. Fernando Mattioli e conheça nosso diferencial.

 

Quer agendar uma consulta com o Dr. Fernando Mattioli?
Clique aqui e agende sua consulta médica.

Quer tirar dúvidas?
Clique aqui e tire suas dúvidas.

 

E-book

Cadastre-se aqui para receber nossos Ebook com mais detalhe sobre sua cirurgia plástica

Unidades do Instituto Mattioli de Cirurgia Plástica