Blefaroplastia (pálpebras)

Blefaroplastia (pálpebras)

Olhos cansados, com o aspecto de caídos ou excesso de pele nas pálpebras podem ser corrigidos por meio da cirurgia de pálpebras, ou blefaroplastia. Além de incomodar esteticamente, estas bolsas localizadas na região das pálpebras também podem atrapalhar a visão quando associadas ao excesso de pele caindo sobre o campo visual.

Mesmo em pacientes mais jovens esse procedimento é indicado se apresentar flacidez muscular, excesso de pele e bolsas nas pálpebras. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

A blefaroplastia pode ser realizada na pálpebra superior e/ou inferior. Durante a blefaroplastia removemos o excesso de pele e bolsas de gordura além de fazer o reposicionamento muscular ou das bolsas de gordura. Esse procedimento pode ser associado a outras cirurgias faciais, como a ritidoplastia ou lifting facial, levantamento das sobrancelhas e maça do rosto por vídeo ou a outros procedimentos visando o rejuvenescimento facial, como o laser de CO2 fracionado e preenchimentos com gordura ou ácido hialurônico (MDCodes).

O Dr. Fernando Mattioli pode optar pelo corte interno na pálpebra, a chamada via transconjuntival que não há cicatriz externa ou com a cicatriz logo abaixo dos cílios. Como a pele das pálpebras é a pele mais fina do corpo, esta cicatriz se torna quase inaparente no decorrer do tempo.

Tipo de anestesia: Preferencialmente local com sedação, devido à pequena extensão da cirurgia e à boa qualidade dos anestésicos.

É importante salientar que em nenhum caso o paciente fica acordado ou sente qualquer desconforto durante a cirurgia. O Dr. Fernando Mattioli irá encaminhar você após a consulta para um avaliação direta com a Equipe de Anestesistas que irá anestesiar você. Além de tirar todas as suas dúvidas pessoalmente com o Anestesista, esta atitude aumenta a segurança da Anestesia. Pois o Anestesista irá conhecer você e te examinar dias antes da Cirurgia Plástica com o Dr. Fernando Mattioli.

Tempo de duração: 1 hora.

Período de internação: Normalmente é dado alta no mesmo dia.

Evolução pós-operatória: Por ser uma cirurgia simples, a recuperação normalmente é muito rápida e não dolorosa. O paciente deverá realizar compressas com gaze e soro gelado por 7 dias e dormir com dois travesseiros por 15 dias. Os pontos são retirados de 5 a 7 dias após a cirurgia e em alguns casos não há pontos, quando se promove a retirada de bolsas com cortes dentro da pálpebra, na chama via transconjuntival. Normalmente após 2 a 3 dias o paciente poderá retornar ao trabalho, porém ainda manterá inchaço nas pálpebras e roxo, podendo facilmente ser escondido por óculos escuros. Este edema é variável entre as pessoas, porém o roxo e edema são pouco percebidos após 15 dias.

Cicatrizes: Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina (até 1 mm), as cicatrizes tendem a ser excelentes. Estas são colocadas no sulcos da pele da pálpebra superior e bem próximo aos cílios na pálpebra inferior, ficando quase inaparentes.

Curativos: O paciente operado não usa curativos, apenas é recomendado que o paciente use compressas de gaze embebidas em soro fisiológico gelado, que são colocadas em cima dos olhos várias vezes ao dia, para dar repouso e diminuir o inchaço. Além do uso de gel lubrificante e colírio receitado pelo Dr. Fernando Mattioli.

Dúvidas frequentes

Doutor, também tenho muitas rugas “pés de galinha”. Elas são corrigidas pela blefaroplastia?

Não. As conhecidas rugas "pés-de-galinha" são decorrentes da ação do músculo que envolve a órbita dos olhos.

Tenho muita olheira? Como posso melhorá-las?

Para se corrigir olheiras e sulcos na região dos olhos, o ideal é associar laser de CO2 fracionado e preenchimento com gordura ou ácido hialurônico. As olheiras nunca desaparecem por completo, mas ocorre melhora satisfatória com a combinação de blefaroplastia (em alguns casos), laser para manchas e vasos, além do preenchimento da região com gordura do próprio organismo (geralmente retirada da face interna da coxa ou abdome) ou ácido hialurônico. O preenchimento melhora o efeito “sombra” que ocorre na região das olheiras com o passar do tempo pela perda de gordura e queda da maçã do rosto que ocorre com a idade ou é familiar.

Lembre-se: o sucesso da cirurgia também depende de você.

Fornecemos a nossas pacientes telefones celulares 24 horas por dia no pós operatório e disponibilizamos uma visita a residência da paciente no pós operatório imediato para o conforto de nossas pacientes. Disponibilizamos incluído nos honorários da Cirurgia Plástica, para todas as nossas pacientes, o uso durante a cirurgia plástica de um compressor vascular intermitente importado dos EUA para a prevenção de trombose, curativos gratuitos em nossas unidades e retorno gratuito no pós operatório por período de 6 meses. Tudo em prol de um assistência integral a nossas pacientes. Agende uma consulta médica com Dr. Fernando Mattioli e conheça nosso diferencial.

Quer agendar uma consulta com o Dr. Fernando Mattioli?
Clique aqui e agende sua consulta médica.

Quer tirar dúvidas?
Clique aqui e tire suas dúvidas.

 

E-book

Cadastre-se aqui para receber nossos Ebook com mais detalhe sobre sua cirurgia plástica

Unidades do Instituto Mattioli de Cirurgia Plástica