Reconstrução de Mama

Reconstrução de Mama 1 Reconstrução de Mama 2

Atualmente, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, e muitas delas são submetidas a cirurgias para retirada total (como nas mastectomias) ou parcial (como as setorectomias/quadrantectomias) das mamas. A ausência das mamas pode levar a importantes distúrbios psicológicos, levando a um desconforto estético, até mesmo a não aceitação de sua imagem corporal.

A reconstrução da mama é um procedimento emocionalmente gratificante para uma mulher que perdeu a mama devido ao câncer ou a outra situação. Uma nova mama pode melhorar radicalmente sua autoestima, autoconfiança e qualidade de vida. Existem várias formas de reconstrução de mama, podendo ser imediata (juntamente com a mastectomia) ou posteriormente a mastectomia. Podem ser utilizadas próteses de silicone, expansores de tecidos substituídos ou não por prótese mamaria, enxertos de gordura (lipoenxertia) ou retalhos como o retalho do músculo grande dorsal (das costas com cicatriz na linha do sutiã ou com o músculo reto abdominal. Quando somente uma mama foi operada por câncer ou alguma outra alteração, a outra mama também pode ser submetida a cirurgia como redução, aumento e/ou suspensão da mama visando simetrizá-las ou com o objetivo de diminuir o risco na mama sadia. Com a cirurgia mamaria dos dois lados, busca-se a simetrização mamária e um aspecto mais natural e harmonioso. Após passar em sua consulta médica o Dr. Fernando Mattioli escolherá qual a melhor técnica e que trará melhor resultado e segurança para você, dependendo do tipo de mastectomia você será ou foi submetida.

Tipo de anestesia: A anestesia pode ser feita por bloqueio peridural ou geral, ficando a critério da equipe anestésica. É importante salientar que em nenhum caso a paciente fica acordada ou sente qualquer desconforto durante a cirurgia. O Dr. Fernando Mattioli irá encaminhar você após a consulta com ele para um consulta direta com a Equipe de Anestesistas que irá anestesiar você. Além de tirar todas as suas dúvidas pessoalmente com o Anestesista, esta atitude aumenta a segurança da Anestesia. Pois o Anestesista irá conhecer você e te examinar dias antes da Cirurgia Plástica com o Dr. Fernando Mattioli.

Tempo de duração: 3 horas.

Período de internação: 24 horas.

Evolução pós-operatória: A cirurgia normalmente não é dolorosa, tendo apenas nos primeiros dias um leve desconforto. As atividades diárias podem aos poucos serem retomadas. Isso deve ser feito pouco a pouco.

No primeiro mês será necessário a utilização de malha cirúrgica.

Cicatriz: A cicatriz resultante é dependente da quantidade de tecido mamário e pele retirada, podendo ser somente na aréola, vertical, em L ou T invertido.

Período de internação: 24 horas.

Dúvidas frequentes

As mama retirada pelo câncer pode ser reconstruída junto com o mamilo?

O Dr. Fernando Mattioli, nos casos onde a retirada da mama devido ao câncer mamário também incluiu a retirada da aréola e mamilo prefere reconstruir a mama em etapas. A mama é recontruida preferencialmente no mesmo ato operatório da retirada do câncer de mama pelo Mastologista. Porém em alguns casos, principalmente quando se programa uma radioterapia, quimioterapia ou mesmo dependendo do tipo de câncer de mama esta reconstrução mamaria é protelada para meses após o termino do tratamento. E a reconstrução da aréola e mamilo é a última região a ser reconstruída na mama afetada, geralmente meses após a reconstrução primária da mama.

Quais são as opções para a reconstrução da mama afetada?

Existem várias opções. Tudo vai depender da quantidade de mama retirada e da quantidade de mama restante. Se esta retirada foi parcial ou total. Depende também do volume mamário da mama sadia e se esta deverá ser retirada ou não dependendo se a paciente tem ou não a indicação da chamada cirurgia de redução de risco. Caso a mama for retirada parcialmente, pode se optar pela reconstrução da mama com o próprio tecido remanescente da mama (o restante que sobrou de tecido mamário), prótese de silicone, expansor tecidual ou retalhos musculares ou retalhos com músculo e pele da região das costas ou do próprio abdome.

Minha irmã, mãe ou parente próximo teve câncer de mama, eu tenho que realizar a retirada das mamas para a prevenção?

Esta decisão deve ser tomada pelo seu Mastologista. Inúmeros testes genéticos e demais exames de imagens permitiram seu mastologista indicar ou não esta mastectomia chamada mastectomia redutora de risco. Agende uma consulta com seu mastologista para esta definição individualizada. Caso o mastologista opte por esta mastectomia redutora de risco, no mesmo ato operatório o Dr. Fernando Mattioli fará a reconstrução das mamas, geralmente com prótese de silicone associado a sessões de lipoenxertia de gordura em alguns casos.

Fornecemos a nossas pacientes telefones celulares 24 horas por dia no pós operatório e disponibilizamos uma visita a residência da paciente no pós operatório imediato para o conforto de nossas pacientes. Disponibilizamos incluído nos honorários da Cirurgia Plástica, para todas as nossas pacientes, o uso durante a cirurgia plástica de um compressor vascular intermitente importado dos EUA para a prevenção de trombose, curativos gratuitos em nossas unidades e retorno gratuito no pós operatório por período de 6 meses. Tudo em prol de um assistência integral a nossas pacientes. Agende uma consulta médica com Dr. Fernando Mattioli e conheça nosso diferencial.

 

Quer agendar uma consulta com o Dr. Fernando Mattioli?
Clique aqui e agende sua consulta médica.

Quer tirar dúvidas?
Clique aqui e tire suas dúvidas.

 

E-book

Cadastre-se aqui para receber nossos Ebook com mais detalhe sobre sua cirurgia plástica

Unidades do Instituto Mattioli de Cirurgia Plástica